---------------------

sábado, 26 de maio de 2012

Universidades da Paraíba oferecem 10,5 mil vagas por meio do Enem

UFPB, UFCG e IFPB vão abrir vagas em cursos de graduação usando Sisu.
Exame é realizado nos dias 3 e 4 de novembro.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão usadas para o preenchimento de 10,5 mil vagas ofertadas em cursos das três instituições de ensino superior federais da Paraíba: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).


Os interessados devem se inscrever no Enem e as notas do exame serão usadas para preenchimento das vagas por meio do Sistema Unificado de Seleção (Sisu). A inscrição custa R$ 35, começa na próxima segunda-feira e prossegue até o dia 20 de junho. O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro.
A UFPB, segundo informações do pró-reitor de Graduação Valdir Bezerra, deve oferecer 40% das vagas para ingresso pelo Sisu, que utiliza as notas obtidas na prova do Enem.
No total, deverão ser preenchidas 3,8 mil vagas em todos os cursos superiores oferecidos pela instituição. Já 60% das vagas em 2013, o que corresponde a cinco mil oportunidades, vão ser disponibilizadas para ingressos através do Processo Seletivo Seriado (PSS), com provas a serem aplicadas em novembro, primeira fase, e dezembro, etapa final.

Para a UFCG, a oferta de vagas em cursos superiores deve ficar em 4.765, segundo o pró-reitor de Ensino, Vicemário Junior. Contudo, o quantitativo será definido em reunião da Câmara Superior de Ensino da instituição, que ainda não tem data para acontecer. “O número de vagas a serem preenchidas pelo Sisu não deve ser muito maior ou menor que o do ano passado”, informou.

Desde 2010, a UFCG utiliza as notas do exame como instrumento de classificação para ingresso nos cursos de graduação da instituição. Somente com o número de inscrição do Enem é que o candidato poderá se inscrever na Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).

No IFPB devem ser preenchidas duas mil vagas distribuídas em 30 cursos, sendo que mil vagas são para o primeiro semestre de 2013, através do próximo Sisu, enquanto as demais serão preenchidas através do Sisu a ser realizado no segundo semestre de 2013.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial da União o edital com as regras do Enem de 2012 (veja o arquivo em pdf). Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer a prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário