
Centenas de pessoas formaram uma fila na manhã de ontem na Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes), localizada no centro da capital, para agendar a atualização do Cadastro Único para receber os benefícios dos Programas Sociais do Governo Federal, dentre eles o Programa Bolsa Família. Na manhã de hoje foram atendidas 70 pessoas das 120 previamente agendadas e a Sedes tem agendamentos até o dia 4 de outubro.
A fila de espera para a atualização do Cadastro ou gestão dos benefícios, a exemplo do desbloqueio do cartão do Programa Bolsa Família, era formada por pessoas que aguardavam a vez desde as 5h30 da manhã, como foi o caso da dona de casa Severina Ramos. Ela afirmou que tanta espera é um desrespeito. “Eu estou esperando desde as 5h30 da manhã e isso é uma falta de respeito com a gente. A única coisa que eu quero fazer é desbloquear o meu cartão do bolsa família”, desabafou.
A dona de casa Maria da Penha, que estava na fila desde as 6h, buscava atualizar o cadastro único. “Eu vim atualizar o meu cadastro, mas estou com a minha filhinha e fico preocupada com a demora em ser atendida”, afirmou. Já a artesã Ana Paula Oliveira havia sido agendada para a manhã de ontem e afirmou que não tinha do que reclamar do Programa. “Eu fui agendada para hoje de manhã e, mesmo com alguma demora, sempre sou atendida quando venho aqui”, afirmou.
De acordo com o coordenador do Cadastro Único da Sedes, Tiago Ielo, 240 pessoas são atendidas pela Secretaria por dia. “Distribuímos 120 fichas pela manhã e 120 à tarde para atualizar o cadastro e verificar o recebimento dos benefícios, se eles estão bloqueados e razão do bloqueio, entre outros”, explicou. O coordenador afirmou que, quando a demanda aumenta, os atendimentos são agendados. “Se a demanda é grande, nós agendamos os atendimentos de acordo com o dia e a necessidade de cada pessoa”, disse.
Tiago Ielo ainda afirmou que, na manhã de ontem, apenas 70 pessoas das 120 agendadas compareceram. “Nós atendemos 70 pessoas das que estavam agendadas para hoje de manhã, que eram 120 pessoas. São 240 pessoas agendadas por dia e nós temos agendamentos até o dia 4 de outubro”, declarou.
Bolsa família
De acordo com o coordenador do Cadastro Único, as atualizações de cadastro devem ser realizadas a cada 2 anos no máximo e a Secretaria possui 2 equipes de 20 pessoas para que ninguém deixe de ser atendido. Para realizar o Cadastro Único, a família deve ter uma renda de até 3 salários mínimos ou meio salário mínimo per capita.
Já para receber o benefício do Programa Bolsa Família, a renda deve ser de R$140 per capita. Em João Pessoa, 83 mil pessoas possuem Cadastro Único e 58.903 recebem o Bolsa Família. O atendimento aos pessoenses acontece de segunda a sexta das 7h30 até meio dia e das 13h até às 18h na Sedes do centro da capital.
A inscrição no Cadastro Único oferece os seguintes benefícios às famílias: Bolsa Família, isenção de taxa de inscrições em concurso público federal, reduções nas contas de água e luz, carteira do idoso, programas habitacionais, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário