---------------------

sábado, 8 de outubro de 2011

Aumento do nível de colesterol bom diminui risco de infarto e derrame em pacientes com diabetes

Pesquisa foi feita com mais de 30.000 pacientes, acompanhados por 8 anos

O aumento dos níveis de colesterol bom, o HDL, reduz o risco de ataques cardíacos e derrames em pacientes com diabetes, afirma estudo publicado nesta sexta-feira na edição online do American Journal of Cardiology.
Realizada pelo Centro para Pesquisas de Saúde (Kaiser Permanente Center for Health Research,
pertencente a uma organização sem fins lucrativos), que tem unidades nas cidades de Atlanta (Geórgia), Portland (Oregon) e Honolulu (Havaí), nos Estados Unidos, é a maior pesquisa observacional já realizada. Foram examinados registros de saúde de 30.067 pacientes com diabetes que passaram pelo Centro entre 2001 e 2006.

Saiba mais

POR QUE O HDL FAZ BEM?
O colesterol é importante para o organismo pora sintetizar vitaminas e hormônios, mas eles não circulam livremente pelo sangue. Para fazer isso, é preciso que se juntem às lipoproteínas, como a  HDL (sigla para high density lipoproteins, ou lipoproteínas de alta densidade) e a LDL (low density lipoprotein, lipoproteínas de baixa densidade). A LDL impede que a LDL forme placas de gordura nas artérias que dão origem à arterosclerose, diminuindo ou obstruindo o fluxo sanguíneo, provocando infartos ou derrames.
A opção do estudo por pacientes com diabetes deve-se ao fato de que a doença, em alguns casos, aumenta os riscos de problemas cardiovasculares em até 87%, de acordo com um estudo de 2008. Dos pacientes estudados, 61% não apresentaram mudanças no nível de colesteral, 22% tiveram um aumento de pelo menos 6,5 miligramas por decílitro de sangue (medida padrão para a medição do colesterol), e em 17% os níveis de HDL caíram a mesma quantia.
Depois da medição, os pacientes foram acompanhados por 8 anos para ver se foram hospitalizados por causa de um infarto ou derrame. Resultado: os pacientes que tiveram o HDL aumentado sofreram 8% menos ataques cardíacos e derrames que os pacientes que não apresentaram mudanças no nível do colesterol, enquanto aqueles que tiveram redução nos níveis de HDL sofreram 11% mais infartos e derrames.
“A pesquisa representa uma boa notícia aos pacientes de diabetes, que já têm um maior risco de problemas cardiovasculares”, diz Suma Vupputuri, coautora do estudo e pesquisadora do Kaiser Permanente. “Ela mostra que aumentar o HDL pode ser uma boa estratégia para evitar infartos e derrames.” Também representa mais uma evidência da relação entre o HDL e as doenças cardiovasculares — neste caso, uma influência benéfica. Já se sabia que o LDL, o colesterol ruim, aumenta o risco de problemas cardíacos, mas a relação do LDL nunca foi clara.

Como aumentar o HDL, o bom colesterol

Até agora, poucas medicações foram capazes de aumentar o HDL, e as que fizeram isso apresentaram vários efeitos colaterais. As pessoas podem aumentar seus níveis de HDL sem medicação, alterando o estilo de vida: é preciso se manter dentro do peso ideal, consumir alimentos saudáveis, abandonar ou evitar o tabagismo e praticar exercícios. Segundo a American Diabetes Association, os níveis de HDL devem ser de pelo menos 50 miligramas por decilitro de sangue nas mulheres e de 40 nos homens. Níveis acima de 60 protegem contra doenças cardíacas.


FONTE: veja online

Sem comentários:

Enviar um comentário