---------------------

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Casos suspeitos de dengue são 86,2% menores que no ano passado

Na segunda semana epidemiológica deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 31 notificações de casos suspeitos de dengue, conforme Boletim Epidemiológico nº 2. Até o último dia 14, foi registrado um total de 41 casos suspeitos da doença em 12 municípios: João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Esperança, Coremas, Aroeiras, Itabaiana, Santa Teresinha, São José do Sabugi, Campina Grande, Patos e Taperoá. Comparado ao mesmo período de 2011 – quando foram registradas 296 notificações – 2012 já apresenta uma redução de 86,2% no número de notificações.




A gerente de Vigilância em Saúde (Gevs), Júlia Vaz, explicou que, mesmo diante do quadro positivo, a SES está acompanhando individualmente os municípios onde ocorreram as notificações de casos suspeitos neste ano para melhor entender a dinâmica da doença no território paraibano. Segundo ela, dos 12 municípios, oito estão na relação dos classificados como prioritários pelo Ministério da Saúde, ou seja, com risco de epidemia em 2012: João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Esperança, Itabaiana, São José do Sabugi, Campina Grande e Patos. Os outros quatro não foram classificados neste elenco pelo MS, mas iniciaram o ano com notificação de casos suspeitos da doença.



Se tomados apenas os dados de notificações nos 12 municípios relacionados, durante as duas primeiras semanas deste ano, comparadas ao mesmo período de 2011, verifica-se uma redução de 26,41%. Enquanto em 2011 essas 12 cidades registraram 53 casos suspeitos, neste ano foram 39. O município que apresentou a maior redução foi o de Campina Grande, que nas duas primeiras semanas de 2011 teve nove notificações e, no mesmo período deste ano, teve apenas uma.



A SES fará, na próxima sexta feira (27), uma reunião com o Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue para discutir os dados e decidir as ações prioritárias para evitar surtos da doença e combater o aumento do número de notificações nas próximas semanas epidemiológicas.  


Secom-PB

Sem comentários:

Enviar um comentário