---------------------

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Secretaria de Saúde inicia campanha de prevenção a hanseníase


Para dar subsídios aos municípios e permitir a realização de exames preventivos às pessoas que convivem com pacientes de hanseníase, o Complexo Hospitalar Clementino Fraga realizou, na manhã desta terça-feira (25), uma palestra voltada para os familiares dos portadores de hanseníase. A iniciativa objetivou, também, prevenir o surgimento de novos casos. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças Endêmicas e do Hospital Clementino Fraga, que é referência no tratamento da doença.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, cuja transmissão se dá por meio das vias aéreas, mas existe tratamento para ela – e a cura é total após o tratamento. A palestra foi ministrada pela fisioterapeuta Geísa Campos, que atua no núcleo de doenças endêmicas da SES. Durante a palestra, foi exibido o filme "A vida não para: reconhecendo e curando a hanseníase”. Após a exibição do filme, foram prestados esclarecimentos sobre dúvidas em relação à doença e discutida a importância do familiar intradomiciliar também realizar o exame preventivo.
Segundo a gerente operacional do Núcleo de Doenças Endêmicas, Mauricélia Holmes, a hanseníase é uma doença que, na Paraíba, encontra-se controlada e o índice de novos casos vem diminuindo nos últimos anos. Mas por se tratar de uma doença infectocontagiosa, uma das preocupações dos profissionais de saúde é com o estigma e o preconceito contra as pessoas portadoras de hanseníase. "Hoje, quando comemoramos a Semana de Luta Contra a Hanseníase, estamos empenhados para que a sociedade se conscientize, e, por meio das ações e da divulgação que estamos fazendo, esperamos que as pessoas possam fazer o autodiagnóstico precoce, acabando, assim, com o estigma da doença”, explicou.
Programação
Complexo Hospitalar Clementino Fraga
De 23 a 27 – serão feitos exames de comunicantes intradomiciliares (pessoas que convivem com hansenianos) dos casos novos de 2011, em tratamento no CHCF;
Dia 26, às 8h – Missa e café da manhã, e em seguida, exame de comunicantes.
Secretaria Municipal de João Pessoa
De 23 a 27 – Exame dos comunicantes intradomiciliares dos casos novos diagnosticados nas unidades de saúde do município;
Dia 27, das 8h às 12h – "Pit-Stop Hanseníase” no Parque Solón de Lucena com panfletagem e orientações à população sobre sinais e sintomas da hanseníase e locais de tratamento.
Secretaria Municipal de Cabedelo
De 23 a 31 – Palestra nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Exame dos comunicantes intradomiciliares dos casos novos diagnosticados nas unidades de saúde do município;
Dia 31 – Campanha "Hanseníase no Trem” com panfletagem e orientações à população sobre sinais e sintomas da doença e locais de tratamento.
Secretaria Municipal de Saúde do Conde
De 23 a 27 – Palestras nas UBS e Exame dos comunicantes intradomiciliares dos casos novos diagnosticados nas unidades de saúde do município. Também haverá panfletagem e orientações à população sobre sinais e sintomas da doença e locais de tratamento.
Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande
De 23 a 27 – Exame dos comunicantes intradomiciliares dos casos novos diagnosticados nas unidades de saúde do município;
Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras
De 23 a 27 – Exame dos comunicantes intradomiciliares dos casos novos diagnosticados nas unidades de saúde do município panfletagem com orientações à população sobre sinais e sintomas da doença e locais de tratamento.


FONTE: Lamartine do Vale ,com Secom-PB

Sem comentários:

Enviar um comentário