O sobrepeso e a obesidade infanto-juvenil atingem muitas crianças e é uma preocupação constante dos pais. A escola e a família são importantes incentivadoras das boas práticas alimentares e têm papel fundamental no desenvolvimento de ações que melhorem as atitudes da população. Algumas pequenas mudanças podem fazer toda a diferença. Que tal, por exemplo, começar pelo lanche realizado no colégio?
Segundo a nutricionista Luciana Franca, os hábitos alimentares saudáveis devem começar ainda na primeira infância. "Quanto mais cedo as crianças adquirem hábitos saudáveis, tanto em relação aos alimentos quanto à prática da atividade física, menos chances de ganhar peso e se manterem saudáveis, assim evitam doenças como a obesidade, diabetes, dislipidemias, entre outras", explicou.
Para ela, a família e a escola tem papel primordial nesse processo, devendo oferecer sempre uma alimentação balanceada, evitando alimentos com grande quantidade de açúcares e gorduras e estabelecendo os horários certos para as refeições. O lanche escolar, por exemplo, tem uma importância na alimentação da criança. "Quando não se faz o lanche entre as principais refeições, o metabolismo basal cai no sentido de poupar energia, favorecendo o ganho de peso", atesta a nutricionista.
Luciana cita que refrigerantes, biscoitos recheados, frituras e salgadinhos industrializados devem ser evitados. "O que deve conter na lancheira é uma fonte de vitaminas e minerais (frutas e sucos), uma fonte de carboidratos (sanduíche, biscoito sem recheio, barrinha de cereal, biscoito integral, bolo sem recheio, sucrilhos) e uma fonte de proteína (queijo, requeijão, leite, patê de frango, ricota, iogurte,...)", detalhou.
Algumas crianças resistem às frutas, por exemplo, e torna-se difícil inseri-las nas refeições. "As frutas fornecem vitaminas, minerais e fibras e fazem parte de uma alimentação saudável. Uma maneira de torná-las mais atrativas é já mandá-las cortadinhas e sem casca. Uma salada seria uma boa opção visto que o colorido da mesma já atrai, podendo acrescentar nessa salada a granola ou farinha láctea", revelou.
A nutricionista lembra que crianças saudáveis tornam-se adultos saudáveis e que uma alimentação balanceada é uma importante aliada do bom desempenho escolar. "Para se ter um bom desempenho escolar as crianças devem está bem alimentadas. Essa alimentação dever fornecer os nutrientes necessários de acordo com a faixa etária, peso, altura e atividade física. Criança bem nutrida tem maior facilidade de assimilação dos conhecimentos", disse.
Lanche Vitaminado - Um dos exemplos de colégio que investe em um programa de lanche nutritivo é o Motiva que incentiva todos os estudantes, inclusive os pais, através de trabalhos educativos a adquirir bons hábitos alimentares, através do projeto Lanche Vitaminado. O objetivo é proporcionar uma refeição saudável, que prioriza nutrientes primordiais, necessários ao desenvolvimento de cada pessoa.
A nutricionista Luciana Franca elabora mensalmente um cardápio especial para os alunos. Os alimentos podem ser enviados de casa pelos pais ou adquiridos na cantina da escola, conforme as recomendações da profissional. Outro ponto positivo é que a lanchonete da escola não vende frituras e refrigerantes para alunos até o quinto ano do Ensino Fundamental.
Sem comentários:
Enviar um comentário