---------------------

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CÍCERO LUCENA ESTÁ ENTRE OS DEZ MAIS FALTOSOS DO BRASIL EM 2011; CONFIRA A LISTA COMPLETA



Faltar a sessões reservadas a votação sem apresentar justificativa implica, em tese, desconto no salário e até a perda do mandato caso elas representem um terço das reuniões realizadas no ano. Mas, a maioria dos parlamentares que acumulou faltas em 2011 não tem que se preocupar quanto a isso. O Senado abonou 70% das 1.158 faltas registradas pelos senadores em 2011. Ao todo, 489 ausências ficaram sem a devida explicação.

O índice foi ainda maior na Câmara, onde 91% das 8.573 ausências dos deputados foram perdoados em função das justificativas apresentadas. Não houve justificativa para 758 faltas. Os parlamentares, porém, têm até o final do mandato para justificar suas ausências. Ou seja: o percentual de faltas justificadas deverá crescer ainda mais. Os dados fazem parte de levantamento exclusivo sobre assiduidade feito para a edição de número 2 da Revista Congresso em Foco, que começou a circular na semana passada.

Os paraibanos

A pesquisa feita pelo Congresso em Foco revela que o parlamentar paraibano (entre deputados federais e senadores) que mais faltou às sessões no congresso no ano passado foi o senador Cícero Lucena (PSDB). Dos 100 dias de sessão o tucano faltou a 32, mas justificou quase todas deixando injustificadas apenas 6. Cícero aparece como o 10º senador mais faltoso do Brasil.

Quem menos faltou foi o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) que faltou a 10 sessões e justificou todas.

Deputados

O paraibano campeão em faltas na Câmara Federal é o deputado Damião Feliciano (PDT). O parlamentar esteve ausente em 22 sessões, sendo que 20 foram justificadas. O pedetista aparece empatado, em número de faltas, com a peemedebista Nilda Gondim que também deixou de ir a 22 sessões. Ela só fica atrás de Damião porque justificou todas as suas ausências.

Wellington Roberto aparece na terceira posição no ranking dos deputados paraibanos mais faltosos em 2011. Ele deixou de comparecer a 19 sessões realizadas e justificou 15.

Em seguida aparecem Manoel Júnior (18 faltas); Efraim Filho (17 faltas); Benjamim Maranhão (16 faltas); Romero Rodrigues (16 faltas); Wilson Filho (16 faltas); Hugo Motta (12 faltas); Aguinaldo Ribeiro (11 faltas); e, Ruy Carneiro (10 faltas).

As faltas de Leonardo Gadelha não foram contabilizadas e Luiz Couto não aparece na lista divulgada pelo Congresso em Foco.

Senadores

Cícero Lucena é o senador paraibano campeão em faltas em 2011 e aparece como o 10º mais faltoso do Brasil com 32 faltas. O tucano perde apenas para Lobão Filho, do Maranhão (59 faltas); Garibaldi Alves, do Rio Grande do Norte (51 faltas); Vlarinor Brito, do Pará (50 faltas); Vlário Couto, do Pará (45 faltas); Eduardo Braga, do Amazonas (35 faltas); João Durval, da Bahia (35 faltas); Sérgio Petecão, do Acre (34 faltas); Fernando Collor, de Alagoas (33 faltas); Ciro Nogueira, do Piauí (32 faltas).

Vital do Rêgo Filho (PMDB) faltou a 17 sessões e justificou 10. Já Cássio Cunha Lima (PSDB) faltou a nove e justificou quatro.


FONTE: POLÍTICAPB COM CONGRESSO EM FOCO.

Sem comentários:

Enviar um comentário