---------------------

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Direção nacional do PSB minimiza crise do partido em João Pessoa

Prefeito de João Pessoa  (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
Na última terça-feira (3) o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), exonerou do cargo de secretário municipal Ronaldo Barbosa, que vem a ser também presidente do PSB na capital paraibana. Com a atitude, Agra expôs uma crise interna do partido, pois teria tomado a decisão após Barbosa ter dito que se ele quisesse voltar a se candidatar à prefeitura teria legenda negada.


Nesta quinta-feira (5) a direção nacional informou ao G1 que está acompanhando toda a movimentação em João Pessoa, mas minimizou a crise que teria se instaurado dentro da sigla.
No mês de janeiro, o prefeito Luciano Agra anunciou que por decisão pessoal estava desistindo de concorrer à reeleição. Dias depois, o partido anunciou o nome da então secretária de Planejamento municipal Estelizabel Bezerra como nova pré-candidata. Porém, nos últimos dias o prefeito deu sinais que queria retomar a posição de candidato, fato que não foi bem recebido pelos dirigentes municipais do partido.
“Temos uma pré-candidata e a direção nacional respeita a decisão do partido no plano municipal”, disse o primeiro secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira, se referindo a Estelizabel Bezerra. O dirigente destacou que ela inclusive esteve em um seminário com os pré-candidatos realizado pelo partido em Brasília e que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que preside o PSB nacionalmente, participou do lançamento da pré-candidatura dela em João Pessoa
“O partido já tomou sua decisão. Ela é a candidata que entendemos ser o nome do PSB”, disse Carlos Siqueira. “O prefeito era o candidato, mas por motivos de ordem pessoal preferiu se retirar da disputa”, completou o dirigente minimizando a crise no diretório pessoense do partido.
Se Agra quiser candidatura deve entrar na disputa interna, diz nacional 
A direção municipal do PSB realizou uma reunião na noite de quarta-feira (4) para planejar a pré-campanha de Estelizabel Bezerra e ao mesmo tempo reduzir a crise que estava se instalando no partido. Ao entrar na reunião o prefeito dava pistas que iria voltar à disputa. “Ninguém é candidato de si mesmo”, disse ele. Porém, depois de quase cinco horas ele recuou e anunciou que o partido estaria unido em torno de Estelizabel.
Apesar disso, o dirigente nacional Carlos Siqueira disse que se Agra voltar atrás mais uma vez e quiser ser candidato pode sim colocar seu nome para a disputa interna no partido para que a direção municipal avalie. “Se ele quiser ser candidato, ele como qualquer outro tem o direito de submeter seu nome ao congresso do partido. Agora já existe uma candidatura nas ruas”, destacou ponderando que ele teria que concorrer com Estelizabel.
O dirigente também negou qualquer possibilidade de intervenção da direção nacional em âmbito municipal caso os dirigentes voltem a se confrontar em razão das eleições. “Nós não entraremos nisso. Não há hipótese da nacional impor uma candidatura, seja na Paraíba ou em qualquer lugar”, completou Siqueira.
Ao final da reunião de quarta Agra disse que não falaria mais na possibilidade de voltar a ser candidato e garantiu que daria todo apoio a Estelizabel Bezerra. “Eu fiz questão de vir (à reunião não só para reafirmar o apoio à candidata do projeto político do qual faço parte e sou extremamente leal não só ao projeto, mas ao Partido Socialista Brasileiro”, afirmou.

Sem comentários:

Enviar um comentário