---------------------

domingo, 24 de junho de 2012

Ipespe: Maranhão e Cícero lideram disputa em João Pessoa…


Sem nunca ter disputado um cargo eletivo, a pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, apoiada pelo governador Ricardo Coutinho, detém o maior índice de rejeição entre os eleitores de João Pessoa. A pesquisa Ipespe atesta que ela tem 21% de rejeição contra 20% do ex-governador José Maranhão, que tem várias décadas de atuação na política paraibana.
O desgaste maior de Estelizabel está entre os eleitores do sexo masculino, que representam 22% (as mulheres somam 21%). Já Maranhão tem maior desgaste entre as mulheres, que somam 21% (os homens são 19%).
Na pesquisa de maio, Maranhão obteve 30% de rejeição contra 21% de Estelizabel. Ela conseguiu manter o mesmo percentual, enquanto Maranhão diminuiu em 10% a sua rejeição.

Na sequência, com 17% de rejeição, estão Antônio Radical, Renan Palmeira, Cícero Lucena e Nonato Bandeira. Com 16% aparecem Major Fábio e Lourdes Sarmento. Já Toinho do Sopão tem 15%; Ítalo Kumamoto tem 14%; Luciano Cartaxo tem 13% e Geraldo Amorim tem 12% de rejeição. Os que disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos são 13%. Já 26% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Na pesquisa de maio, Estelizabel estava na quarta posição, atrás de José Maranhão, Cícero Lucena e Toinho do Sopão. O que muda nesta nova pesquisa é quase todos tiveram diminuição na rejeição dos eleitores. Maranhão caiu 10%, Cícero 12% e Toinho 7%. Luciano Cartaxo também diminuiu 1% na nova pesquisa.
Estelizabel é desconhecida por 35%
Cresceu em 6 pontos percentuais a quantidade de eleitores que nunca ouviram falar em Estelizabel Bezerra, pré-candidata do PSB à Prefeitura de João Pessoa. Mesmo tendo ocupado espaço na mídia para falar da sua candidatura, ela é ainda desconhecida para 35% dos eleitores. Na pesquisa de maio, os que não conheciam de modo algum o seu nome somavam 29%. Os que a conhecem bem caiu de 11% para 9%.
Também houve queda entre os que conhecem mais ou menos, que são 21%. Ela cresceu apenas entre os que conhecem só de ouvir falar, um total de 34%. Não sabem ou não responderam representam 1%. A socialista é pouco conhecida em sua maioria pelas mulheres, que somam 36% contra 34% dos homens.
De todos os postulantes, o mais desconhecido da população é Renan Palmeira, com 72%. Assim como acontece com Estelizabel, ele está disputando pela primeira vez um cargo eletivo. Seu partido, o PSOL, além de não dispor de maiores recursos para fazer uma campanha, terá pouco tempo para fazer a propaganda eleitoral gratuita.
O mais conhecido de todos, segundo a pesquisa Ipespe, é o ex-governador José Maranhão, que lidera a corrida eleitoral em João Pessoa. Não há um só eleitor que nunca ouviu falar em seu nome. São 45% dos que conhecem bem; 37% conhecem mais ou menos e 18% só de ouvir falar.
Outro bem conhecido da população é o senador Cícero Lucena, prefeito duas vezes de João Pessoa. Foram 38% que disseram que conhecem bem; 41% conhecem mais ou menos e 20% conhecem de ouvir falar. Apenas 1% dos entrevistados disseram que nunca ouviram falar de seu nome.
Luciano Cartaxo, que tem uma militância política na capital, é bem conhecido por 21% dos eleitores. Os que conhecem mais ou menos são 37%; conhecem de ouvir falar 34% e nunca ouviram falar 8%.

1 comentário: