---------------------

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Catarata: Opacidade do cristalino


(Ilustração)
O cristalino, lente ocular que foca as imagens, vai se tornando opaco e embaçado, com o passar da idade. É o que se chama de catarata, que compromete toda a visão, pois o cristalino, além de perder a elasticidade, torna-se opaco.
Um estudo da Universidade de Umeå, na Suécia, revelou que cerca de 70% dos indivíduos acima
de 75 anos sofrem de catarata, mas o problema já se manifesta em 50% das pessoas entre 65 e 74 anos.
 Sintomas
Dificuldade para enxergar com nitidez. No início, a pessoa enxerga como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução da doença, passa a enxergar apenas vultos.

Causas
A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente
filhos  de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação). Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente aqueles com corticóides, inflamações intraoculares e traumas como batidas fortes na região dos olhos.
Diagnóstico
O diagnóstico de catarata é feito pelo oftalmologista. Valendo-se de um exame minucioso, ele verificará se o cristalino possui alguma lesão que esteja provocando a não transparência do cristalino.
Para quem está longe da 3ª idade: Previna-se!
Você tem a chance de preservar os olhos antes que a catarata se instale ou atinja um estágio em que a única saída é a cirurgia. As mulheres devem ter atenção redobrada. Dados recentes de uma pesquisa feita pelo Healthy Sight Institute (EUA) na população brasileira mostram que a prevalência do problema é muito maior: 60% contra 40% nos homens.
Os motivos? Hábitos nada saudáveis. Além do fumo, as mulheres recorrem a dietas com muita carência de nutrientes importantes para as estruturas oculares, além de, se expor ao sol sem lentes com filtro para os raios ultravioleta.
Abra os olhos enquanto é tempo!
Os óculos escuros devem ter proteção UV adequada e devem ser usados sempre que se expuser à claridade solar.
As pessoas com mais de 40 anos devem consultar um oftalmologista periodicamente. Outra recomendação é incluir verduras e legumes verde-escuros, frutas cítricas e castanhas na alimentação, pois eles são ricos em antioxidantes, que combatem compostos nocivos à visão.
Apague o cigarro
Além da catarata, o fumo pode ser fator de risco para oftalmopatia de Graves, glaucoma e degeneração macular
relacionada à idade, podendo levar à cegueira irreversível em muitos casos. Isto se dá pelo fato do cigarro prejudicar a superfície ocular e filme lacrimal. O excesso de fumaça pode causar dano direto ao cristalino, tanto pela entrada direta dos produtos de combustão e condensação do tabaco nos olhos quanto pelo contínuo aumento da temperatura próxima ao cristalino, afetando a visão.
Tratamento
O único tratamento para catarata é o cirúrgico. O objetivo da cirurgia – muito simples e de rápida recuperação – é substituir o cristalino danificado por uma lente artificial para recuperar a função perdida.
Recomendações
- Use colírios somente com orientação médica.
- Faça um check-up a cada 2 anos com um oftalmologista, após os 40 anos .
- Consulte o médico se tiver alguma inflamação ou sofrer algum trauma na região dos olhos.
- Consulte o oftalmologista se notar alguma alteração visual. A evolução da catarata é lenta e pode ocorrer primeiro em um dos olhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário