---------------------

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Chupeta pode prejudicar a respiração, a fala e os dentes do bebê


Chupeta pode prejudicar a respiração, a fala e os dentes do bebê
Apesar de ser um item que ajuda muito as mamães na hora de acalmar o filho, a chupeta, se não for retirada na hora certa, pode ser prejudicial para as crianças, tanto para a fala, respiração e por questões ortodônticas.
A Dra. Soraya Cristina Sant´Ana, pediatra e especialista endócrino pediatria, explica porque as crianças tem esse hábito de sucção. "O ato de sugar é uma necessidade sensitiva e motora que proporciona paz, bem-estar. A sucção do peito traz satisfação afetiva e de segurança, e a sucção da chupeta tenta mimetizar este ato", diz.
É importante ter um período limite para o uso da chupeta. "Não se deve incentivar o uso em crianças com mais de 1 ano de idade", indica a Dra. Soraya. Há alguns pais que simplesmente a usam para deixar a criança tranquila. Isso é um ato "normal", mas não se pode abusar dessa ação. "Se isso ocorrer na fase inicial da vida da criança faz parte, já que a sucção transmite segurança e tranquilidade. Mas o mais correto é acalantá-la e oferecer proteção, para que, sentindo-se bem assistida, a criança acalme e pare de chorar", recomenda.

Deixar a criança chupar a chupeta apenas na hora de dormir pode ser uma opção para começar a tirá-la do caminho, mas também é preciso estipular alguns limites. "O uso após um ano de idade prolonga a fase oral. Outra questão é que a criança dorme oito horas ou mais, o que não é um tempo curto e pode fazê-la sofrer da mesma forma com os malefícios da chupeta", afirma.
Na hora de eliminar o uso da chupeta é preciso tornar esse momento natural para a criança. Portanto explicar a ela que está crescendo e que não precisa mais usar chupeta é essencial. Às vezes é necessário tirá-la aos poucos, reduzir o tempo e os intervalos com os quais a criança fica com a chupeta. A Dra. Soraya diz que não há segredo, a chupeta deve ser simplesmente jogada fora.
Malefícios da chupeta
"Além de promover a alteração na arcada dentária, o uso consecutivo da chupeta pode ocasionar deformidades nos ossos da face, nas articulações, na musculatura envolvida e até prejudicar a mastigação, a fala e a respiração. Há alguns trabalhos que relacionam o vício de cigarros e drogas com o uso prolongado da chupeta. Trata-se de uma fase oral que não se resolveu no momento adequado", conta a Dra. Soraya.
A Dra. Soraya diz ser importante consultar um odontopediatra para analisar a arcada da criança, além de ser feita uma consulta ao dentista, antes de nascerem os primeiros dentinhos, para receber orientações sobre higiene bucal.


Com iTodas

1 comentário:

  1. As crianças largam a chupeta sem problemas, pelo menos as minhas largaram. E meus netos tbm. E ninguém teve problemas. Acho que tem muito holofote em cima desse assunto...
    Bj
    P.S - é mto complicado comentar com essas letrinhas, vou tentar mais uma vez, se não der...

    ResponderEliminar