---------------------

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Prefeita de Natal é afastada por decisão judicial


O afastamento da prefeita de Natal Micarla de Sousa continua sendo destaque da imprensa nacional. Neste momento, o assunto é uma das principais manchetes do portal do Estadão.
Veja a matéria na íntegra:
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), foi afastada nesta quarta-feira, 31, do cargo. A decisão foi do desembargador Amaury Moura, do Tribunal de Justiça. Ele acatou o pedido feito pelo procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto. Em ação com pedido liminar, o Ministério Público denunciou o suposto envolvimento da prefeita em esquemas de fraudes em processos licitatórios da Secretaria Municipal de Saúde. O caso ficou conhecido como Operação Assepsia, onde foram denunciados empresários, procurador do município e secretários por ilegalidades em contratos de empresas para gerenciarem as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a Assistência Médico Especializada (AME).

A gestora enfrenta uma crise que culmina com o índice de desaprovação superior a 95%, segundo atestou pesquisa Ibope. Na ação, o procurador geral de Justiça pediu também o afastamento dos secretários municipais de da Copa, Jean Valério, e do Meio Ambiente e Urbanismo, Bosco Afonso. No entanto, o desembargador não analisou o pleito do Ministério Público para os dois se afastarem. Todo processo, envolvendo a prefeita e seus auxiliares, tramita em segredo de justiça.

O cargo de titular do Executivo será ocupado pelo vice-prefeito, Paulinho Freire (PP), que foi eleito vereador no pleito municipal deste ano. Micarla de Sousa, presidente estadual do Partido Verde, fez uma carreira política rápida. Filha do ex-senador Carlos Alberto de Sousa (já falecido), a jornalista se elegeu em 2004 vice-prefeita de Natal, na chapa do então prefeito (e hoje prefeito eleito) Carlos Eduardo (PDT). Menos de seis meses depois de tomar posse no cargo, já rompeu com o gestor. Em 2006 foi eleita deputada estadual e dois anos depois chegou ao cargo mais importante no município, com a eleição para prefeita de Natal, vencendo o pleito no segundo turno.
Durante a manhã de hoje, após saber que havia sido afastada da prefeitura, Micarla de Sousa permaneceu em casa e não concedeu entrevista à imprensa ou emitiu nota oficial. O telefone celular do secretário municipal de Comunicação continua desligado. A administradora afastada recebeu, nessa manhã, a visita de alguns auxiliares de primeiro escalão, mas eles também não concederam qualquer declaração à imprensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário