---------------------

quarta-feira, 13 de março de 2013

DIA D: deputados tem até às 18h de hoje para indicar titulares e suplentes das Comissões

DIA D: deputados tem até às 18h de hoje para indicar titulares e suplentes das Comissões
IMPASSE: deputados tem até às 18h desta quarta-feira para indicar titulares e suplentes das Comissões na ALPB; oposição mira Orçamento e a CCJ 

A Assembleia Legislativa deve ter nesta quarta-feira (13) a votação das comissões que analisam as matérias que chegam na Casa de Epitácio Pessoa. As mais importantes, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Orçamento (CO) tem as disputas mais ferenhas entre oposição e depois com a situação, que tem a minoria de votos para tentar algum espaço nas Comissões.

O deputado Vituriano de Abreu (PSC) que comentou sobre o blocão PT, PP e PSC, disse que os nomes estão escolhidos mentalmente e que não acredita em disputa ferenha entre os oposicionistas.

"Lógico que temos em mente os nomes para as comissões. Vamos discutir melhor porque queremos que os eleitos façam com que as matérias possam fluir com maior rapidez e desenvoltura. A oposição deve continuar com a presidência das Comissões de Justiça e Orçamento, já que a oposição tem 4 votos e a situação 3. Amanhã teremos os nomes a disposição. Entre nós não vai haver disputas ferenhas. O PEN tem duas vagas, o nosso blocão uma, PMDB uma", disse.



Vituriano comparou a votação das comissões ao conclave para escolher o papa, onde se já estão decidido os nomes, mas que não se pode divulgar os nomes antes da hora e afirmou que a bancada governista não deve brigar para conseguir o espaço que não possui maioria.

 "Vamos ter a divulgação dos nomes apenas quando for o momento certo, assim como no conclave, onde já se sabe quem vai ser o papa, mas que só vai ser divulgado no momento apropriado. Acredito porém que não vamos ter briga com a bancada governista porque eles tem a minoria dos votos, senão eles vão passar por constrangimento", explicou.


O líder do PMDB na Assembleia, Raniery Paulino adiantou apenas o nome de Olenka Maranhão para disputar a presidência da CCJ. No entanto deixou claro que todos os partidários tem capacidade mental para representar o partido.


"Temos bons quadros para presidir as comissões, nossos nomes devem estar colocados ainda hoje entre os deputados do partido para avaliar e dialogar os mais apropriados".


Tião Gomes (PSL) falou pela bancada governista e adiantou seu nome para presidir a CCJ e o deputado Lindolfo Pires (DEM) para presidir a CO.


"Vamos fazer uma coisa tranquila e consciente buscando o consenso, sem atropelos. Eu rebato a oposição: veremos amanhã se eles têm a maioria para presidir as Comissões. A Casa precisa trabalhar. Com a chegada das novas comissões vamos continuar dando andamento às matérias aqui na Assembleia", desabafou.

ALPB define vagas de partidos e blocos nas comissões permanentes da Casa

 

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) publicou na edição do Diário do Poder Legislativo (DPL) a definição do número de vagas nas comissões permanentes, conforme a representação dos partidos políticos e blocos parlamentares devidamente constituídos na Casa de Epitácio Pessoa para legislatura 2013/2014.


O ato determina também o prazo até as 18h00 desta quarta-feira (13) para que os líderes de cada partido ou bloco indiquem os membros titulares e suplentes das comissões permanentes.




As comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária serão constituídas por sete deputados titulares e sete suplentes. Já as comissões de Educação; de Saúde; de Administração e Segurança; Desenvolvimento e Turismo; Direitos Humanos; Direitos da Mulher; Legislação Cidadã; e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; terão cinco membros titulares e cinco suplentes.



Conforme a publicação, o bloco parlamentar composto pelo PEN/PR, que tem 10 deputados, indicará dois deputados para as comissões com sete membros e um para as com cinco. Já o PMDB (sete deputados); o bloco PSC/PP/PT (seis deputados); o Democratas (quatro deputados); o bloco PSL/PTdoB/PRB/PPL (quatro deputados); e o bloco PSDB/PSB/PPS/PSD (cinco deputados); indicaram um deputado cada.




No caso das comissões integradas por cinco parlamentares a quinta vaga será definida entre os bloco parlamentar PSL/PTdoB/PRB/PPL e o Democratas (DEM).




Líderes


Bloco parlamentar PEN/PR – Líder Branco Mendes (PEN)


PMDB – Líder Raniery Paulino (PMDB)


Bloco parlamentar PSC/PP/PT – Líder Vituriano de Abreu (PSC)


Democratas – Líder Lindolfo Pires (Democratas)


Bloco parlamentar PSL/PTdoB/PRB/PPL – Líder Tião Gomes (PSL)


Bloco parlamentar PSDB/PSB/PPS/PSD – Líder Hervázio Bezerra (PSDB)  



Vanessa de Melo

PB Agora

Sem comentários:

Enviar um comentário