---------------------

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde de Mossoró investiga suspeita de morte por H1N1


A+A-
A suspeita de um caso de morte por H1N1 no município de Mossoró, distante 285 quilômetros de Natal, será investigado pela Secretaria Municipal de Saúde. A paciente, uma jovem de 19 anos, deu entrada no Hospital Tarcísio Maia no domingo (9) e faleceu na segunda-feira (10).

De acordo com a Sesap, a suspeita da equipe médica foi baseada pelos sintomas da paciente. O caso está sendo investigado pela vigilância epidemiológica de Mossoró sob monitoramento da Sesap. Foi coletada uma amostra de secreção de nasofaringe pela equipe do hospital e encaminhada para o Instituto Evandro Chagas, em Belém. A expectativa é que o resultado dos exames saiam em 20 dias.

A H1N1 (Influenza A) é um tipo de gripe transmitida por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. As principais formas de prevenção são lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

Sem comentários:

Enviar um comentário