---------------------

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Consumo excessivo de álcool aumenta riscos de câncer de pulmão



O consumo excessivo de álcool está ligado a maiores riscos de desenvolver câncer de pulmão, enquanto o consumo de chá preto e frutas está associado a menores riscos de obter a doença. Os estudos foram apresentados no CHEST 2011, reunião anual de médicos do coração.

O time de pesquisadores analisou mais de 120 mil pessoas e fatores que podiam levar a doença, como cigarro, álcool, sexo, etnia e nível educacional. Ainda que o cigarro continue sendo o principal fator para desenvolver a doença, os que consumiam mais de três bebidas alcoólicas por dia também aumentaram o risco de desenvolver a doença.
"O consumo excessivo de álcool tem diversos efeitos ruins ao corpo, como problemas cardiovasculares e o risco de desenvolver outras doenças. Não encontramos se existe alguma ligação com quem os que bebem de forma moderada e o câncer no pulmão", explica Stanton Siu, cientista envolvido na pesquisa.
Segundo o estudo, variações genéticas de cada grupo étnico ajudam a entender o aumento de risco de ter câncer, bem como exposição a alguns ambientes, dieta e local em que se vive.
Estudiosos também encontraram alimentos que podem diminuir os riscos da doença. De acordo com pesquisadores da República Tcheca, consumir chá preto protegeu as mulheres de desenvolver câncer de pulmão, já uma dieta com frutas diminuiu o risco para ambos os sexos.


FONTE: Uol

Sem comentários:

Enviar um comentário