---------------------

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PF deflagra mega operação

PF deflagra mega operação
A Força Tarefa Previdenciária na Paraíba, composta pelo Departamento de Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal deflagraram, nesta quarta-feira, 5, a Operação “Agendamento Virtual”.


O objetivo é combater e desestruturar organização criminosa com atuação no Estado da Paraíba que fraudava a concessão de benefícios previdenciários.

O modus operandi da quadrilha consistia em concessões indevidas de benefícios - principalmente aposentadorias e pensões - a segurados que usavam de documentação fraudulenta para comprovação do exercício de atividade rural. Imediatamente após a concessão eram incluídos empréstimos consignados, recebidos antes mesmo do primeiro pagamento do benefício.

Outra forma de atuação era a concessão de pensões por morte previdenciária baseadas em documentos irregulares, com pagamentos retroativos. E, ainda, a concessão de benefícios a partir de agendamentos inexistentes e/ou habilitações e concessões realizadas em datas diferentes daquelas registradas no sistema de agendamento do INSS.

O crime imputado a quadrilha é o de corrupção e o de estelionato contra a Previdência Social mediante fraude para obtenção de benefício (artigo 171, §3º do Código Penal) e caso condenados, os envolvidos poderão sofrer penas que variam de um a cinco anos de reclusão, passíveis de aumento em razão de o crime ter sido praticado contra a Previdência Social.

Estima-se que a atuação do grupo tenha causado um prejuízo de mais de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) aos cofres públicos. Está marcada para às 10h entrevista coletivo na Delegacia da Policia Federal em Campina Grande.



 Redação com assessoria da PF

Sem comentários:

Publicar um comentário