---------------------

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Socorrista do Samu é afastado após discutir com paciente

Socorrista do Samu é afastado após discutir com paciente
Um profissional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi flagrado discutindo com um paciente que era atendido depois de um acidente em Campina Grande. As imagens em vídeo foram cedidas por uma testemunha ao Ministério Público Estadual e divulgadas à imprensa na segunda-feira (7) pelo promotor de Saúde da cidade, Herbert Targino. Ele cobrou providências da coordenação do Samu e da Secretaria Municipal de Saúde.


O vídeo mostra um técnico de Enfermagem discutindo com o paciente, enquanto ele é imobilizado para entrar na ambulância. De acordo com Herbet Targino, o acidentado foi 'destratado' durante o atendimento no bairro Presidente Médici.

Já o coordenador do Samu, Antônio Henrique de França Neto, defendeu que o profissional trabalhava sob forte pressão e estresse devido à resistência do paciente em receber o socorro. Segundo ele, a pessoa que recebia os primeiros socorros provocou o técnico de Enfermagem. Durante a visita da reportagem da TV Paraíba à sede do Samu, várias testemunhas ligaram para o órgão para defender o funcionário, informando que o acidentado insultou o socorrista.

“O usuário se recusou a ser transportado na unidade e assinou um termo de responsabilidade. O que nosso profissional queria apenas era garantir o atendimento e a segurança do profissional. A técnica de mobilização usada por ele foi correta”, disse o coordenador do Samu.

Apesar de defender o atendente, o coordenador informou que não concordou como a forma que ele reagiu aos insultos. Segundo ele, as imagens foram analisadas e reencaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde, que abriu um inquérito administrativo. O técnico foi afastado temporariamente, enquanto sua conduta é apurada.



G1

Sem comentários:

Enviar um comentário