---------------------

segunda-feira, 5 de março de 2012

Governo federal inicia campanha contra obesidade infantil nas escolas


Começouhoje (5) nas escolas da rede pública do Brasil uma campanhacoordenada pelos ministérios da Saúde e da Educação direcionadas a combater a obesidade em crianças e adolescentes. A campanha, que deve durar o ano todo, começa com uma semana de mobilização doPrograma Saúde na Escola. A expectativa é alcançar 10 milhões de alunos entre 5 e 19 anos, em 55 mil escolaspúblicas de 2.500 mil municípios que aderiram à iniciativa,
“Aobesidade em crianças e adolescentes é um problema de saúde pública. Dadosdo IBGE revelamque a cada três crianças de 5 a 9 anos de idade, uma está acima dopeso recomendado”, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

Ainda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve um aumento de quase sete vezes na proporção de obesidade infantil detectada entre meninos e rapazes nas últimas três décadas e meia. Eram 3,7% os jovens com a massa corporal acima do ideal entre 1974-75; em 2008-09 esse contingente chegou a 21,7%. No público feminino, o crescimento foi menor, de 7,6% para 19,4%.
Em inserções da campanha no rádio e na TV, o ministro Padilha cita estudos médicos para alertar que “umacriança obesa tem grande chance de se tornar um adulto obeso, commaior possibilidade de desenvolver doenças como diabetes ehipertensão”. A campanha pretende ainda estimular a participação dos pais na reeducação alimentar dentro e fora de casa.
O Programa Saúde na Escola existe desde 2008 e abrange ações integradas dos ministérios da Saúdee da Educação nas escolas públicas e no Sistema Único deSaúde.


FONTE: correio do brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário