---------------------

sábado, 27 de outubro de 2012

Apagão deixa 11 estados brasileiros sem energia por cerca de seis horas


Fornecimento_comecou_a_ser_restabelecidoOs nordestinos, e parte da população da região Norte do Brasil, foram surpreendidos no final da noite da quinta-feira com um blecaute que deixou 100% da região sem energia, afetando ainda os estados do Pará e Tocantins. O problema teve início, segundo o Operador do Sistema Nacional (OSN), às 23h04, horário local, se estendo até as 5h30.
Em Mossoró, a pane no sistema elétrico acarretou uma série de transtornos à população. A estudante de contabilidade Ítala Nayara conta que no momento do apagão estava na Praça de Convivência, e que após a queda de energia um grande tumulto foi iniciado no local. "Tinha acabado de fazer um pedido, e com o apagão fiquei bem assustada, porque na hora começou um corre-corre na Praça, o pessoal com medo de assalto. As lojas fecharam e eu fiquei morrendo de medo. Sem falar na hora de entrar em casa, foi assustador", relata.

A graduanda em economia Valéria da Costa também comenta os transtornos ocorridos devido a falta de energia. "Estava em casa, e passei a noite toda acordada por causa do calor, e também dos insetos, que se proliferam aqui na rua onde moro, por causa da sujeira acumulada, é um absurdo", disse a estudante.
O apagão foi causado por um incêndio em uma linha que liga o sistema Norte-Nordeste ao sistema Sul-Sudeste, segundo informações do ONS. Segundo o Operador, houve um curto-circuito na linha de transmissão Colinas, no Tocantins, e Imperatriz, no Maranhão. A estrutura faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte.
É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte do país. "Acho deplorável que situações como essas estejam se repetindo com tanta frequência. Não deveríamos enfrentar esse tipo de problema, é um absurdo", complementa Valéria da Costa.
Em algumas locais da cidade a falta de energia se prolongou até as 8h30, segundo relatos de moradores. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) registrou reclamações relativas a ocorrências nos bairros Walfredo Gurgel, entre 7h10 e 7h50 e Alameda dos Cajueiros, entre 7h55 e 8h28.
Segundo a assessoria de imprensa da Cosern, as equipes de correção estiveram no local, inspecionaram a rede elétrica, mas não identificaram causas para as ocorrências.
Número de apagões na região já chega a mais de 60Neste ano já ocorreram 63 cortes de energia. Só entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro foram 14 apagões em várias regiões. Na média, significa quase um corte a cada dois dias.
Em 2011, no mesmo período, foram nove apagões e todos bem menores. Em termos de volume de energia desligada, os blecautes dos últimos 30 dias foram 153% maiores que os de 2011.
Regiões dos estados do Pará e do Tocantins, incluindo as respectivas capitais Belém e Palmas, também foram atingidas. Também houve falta de energia elétrica em estados de outras regiões brasileiras, como Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário